obpOs alunos vencedores da segunda Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPPI) receberam a premiação oficial na manhã nesta quarta-feira (13), no Clube dos Diários. O Concurso premiou 46 estudantes, pelas produções textuais que tinham como tema: “Tecendo os saberes do nosso povo”. A edição recebeu duas mil redações inscritas, de 121 municípios.

 

Participaram alunos do 6º ao 9º ano da rede básica, do ensino médio,  estudantes na modalidade de ensino médio e estudantes na modalidade do ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos) e profissionalizante (1º, 2º e 3º anos).  Os estudantes receberam medalhas nas categorias ouro, prata e bronze pela produção dos gêneros textuais: poesia, crônica e artigo de opinião.

 

O Prof. Dr. Raimundo Dutra, Pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários(PREX), em sua fala explicou como a Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa surgiu. “Ano passado nós fomos provocados por algumas secretarias municipais de educação e também pela Secretaria de Educação do Estado acerca da possibilidade de realização de uma olimpíada que tivesse a cara do Piauí. Então, a partir daquele momento nós na UESPI convidamos o IFPI, a UFPI, a SEMEC e a SEDUC e integramos uma comissão para preparar o projeto da I Olímpiada Piauiense de Língua Portuguesa, e foi um sucesso”, afirma.

 

Para o ano de 2017  ficou decidido realizar a segunda edição abrangendo todo o Piauí. “Tivemos de 121 municípios que participaram da II OLINPPI, e para nós isso é imensamente importante, por vermos que estudantes da educação básica estão se disponibilizado a pensar sobre os saberes do povo do Piauí”, ressaltou o pró-reitor.

Para o Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Educação (SEDUC), Ellen Gera, a OLINPPI, assim como outros eventos que visam melhorar a qualidade do ensino, tem sido uma ferramenta de incentivo à educação do estado. “Tem sido um objetivo da Secretaria de Ensino Superior de Educação trabalhar motivando essas ferramentas que nós temos para melhorar nossa proficiência tanto em português, quanto em matemática e em outras áreas do saber”, afirma.

 

Estiveram presentes na solenidade o Pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), o Prof. Dr. Raimundo Dutra; o Secretário Municipal de Educação de Teresina, Kléber Montezuma; o Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Educação (SEDUC) Ellen Gera; a Pró-reitora de Extensão do Instituto Federal do Piauí (IFPI) a Profª. Dr.ª Divamélia de Oliveira; a Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Cleonia de Sales; e Representando a Academia de Ciências e Tecnologia do Piauí, a Prof.ª Lizete Napoleão.

 

O projeto da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPPI), é uma parceria entre a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (SEDUC), Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI).  O evento é uma realização da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX).

 

Uespi