Os profissionais em educação do município de Floriano-PI que recebem seus proventos através do Fundeb terão os recursos atrasados este mês. A informação parte do secretário municipal da Educação, professor Nelson Junior que assume a culpa por um erro cometido. Numa entrevista coletiva nessa manhã de quarta-feira, 2, o ex-vice-prefeito, também ex-vereador e hoje secretário da Educação explicou, “este mês buscamos pagar todos os quinquênios que desde o início de 2012 não vinham sendo pagos, procuramos pagar as especializações que também não andava desde o ano passado e o Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) caiu em torno de 30%, e vem caindo pelos meses de julho, agosto e agora setembro, e este mês foi mais acentuada a queda”.
Disse ainda que os atrasos provém de ações do governo federal, pois o mesmo ficou de aumentar alguns repasses, no entanto, não houve esse aumento, isso se referindo ao projeto Mais Educação. Disse mais, “os nossos servidores que dependem do Fundeb para receber seus recursos, irão receber no dia 10”.
O problema, ainda segundo o professor e secretário Nelson Junior, estará regularizado no mês seguinte e deixou claro que tinha sido feito um acordo com o Sindicato dos Professores de pagar no dia 1º de cada mês, mas esse acordo foi quebrado.
Ainda nas suas explicações do não repasse dos recursos do Fundeb como acordado anteriormente com os professores, o secretário que já assumiu o erro revela, “fiz uma projeção mal feita, pois esperava que o FUNDEB aumentasse, e consequentemente, já queria pagar as pessoas que não estavam tendo o seu quinquênio, e estavam paradas também as suas especializações. Foi de fato um erro de cálculo, chamo essa responsabilidade para mim, mas no dia 10 tudo estará resolvido e a partir do outro mês estaremos pagando normalmente”.
O professor Nelson Junior afirma que já esteve com o secretário da Administração, Márcio Neiva, e juntos estão sendo feitos todos os esforços para que tudo seja feito como acordado entre os líderes.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com