A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) obteve quase 100 mil inscritos no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Apesar de a instituição ter aderido ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) somente em 2012, e com isso ter sua primeira participação, a procura pelos cursos da Uespi superaram as expectativas.
O pró-reitor de Ensino e Graduação (Preg), professor doutor Francisco Soares Santos Filho, destacou a importância da adesão da Uespi aos Enems. "A adesão em si foi um ganho, pois com o vestibular tradicional estávamos tendo prejuízos. Com esta adesão podemos, por exemplo, concorrer a editais do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaest). O programa é exclusivo para Instituições Públicas Estaduais Superior. Como ofertamos mais de 3 mil vagas, temos como concorrer a editais com recursos financeiros de até 3 milhões para investimentos como: bibliotecas, restaurantes universitários, residências universitárias e auxílio transporte ", explicou o pró-reitor.
Dentre os curso mais procurados, ou seja, com maior número de inscritos estão: em 1º lugar - Medicina com 5.698 inscritos; 2º - Educação Física com 3.236; 3º - Psicologia com 1.814,; 4º - Fisioterapia com 1.709 e em 5º foi Enfermagem com 1.635.
Os Campus da capital tem os dois referidos cursos como destaque por estarem em primeiro lugar, Campus Torquato Neto (Facime), com o curso de Medicina, que obteve mais inscrições, e o Clóvis Moura com o curso de Pedagogia (noite) com 1.602 inscritos.
Ana Clara Vieira foi uma das aprovadas na primeira chamada do SiSU em Comunicação Social. "É a primeira vez que fiz vestibular e a alegria de passar de primeira é enorme porque é o resultado de anos de estudo. E melhor ainda é passar para o curso que eu quero. Escolhi a Uespi porque eu sei que tem qualidade no ensino, e espero ser uma excelente profissional," afirmou a futura jornalista.
As matrículas começam dia 18 de janeiro (sexta) e irão até o dia 22 (terça), de acordo com o cronograma do SiSU. Segundo o pró-reitor Francisco Soares a Uespi está preparada para receber os alunos aprovados. "As expectativas são boas, pois a Universidade Estadual está pronta para receber os novos candidatos neste ano", finaliza o pró-reitor.
Governodoestado