• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

selounicef12122012Após três anos de intensas atividades em busca da melhoria de indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência, a terceira edição nacional da iniciativa Selo UNICEF Município Aprovado chega ao fim, com a certificação de 279 municípios do Semiárido brasileiro.

 

No Piauí, foram inscritos 167 municípios. Desses, 36 receberam a certificação de Município Aprovado, nesta quarta-feira, 12, no Auditório da Federação das Indústrias - FIEPI.

 

Estiveram presentes no evento o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, prefeitos e delegações dos municípios aprovados, equipe do UNICEF, além de demais autoridades.

 

"É importante reconhecer o trabalho que esses municípios estão desenvolvendo, é um destaque merecido e a Secretaria de Educação tem orgulho de participar dessa conquista", comentou Átila Lira.

 

Os municípios certificados nesta manhã alcançaram os resultados mais significativos em indicadores das áreas da saúde, educação e participação social, com a realização de dois fóruns comunitários e elaboração de um Plano de Ação Municipal com metas executadas visando a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e a execução das atividades previstas.

 

"Esse é o reconhecimento das ações e políticas positivas voltadas para as crianças do município. É uma prova que nossa cidade absorveu o objetivo do Selo Unicef e continuaremos trabalhando para manter essa certificação", destaca Dr. Moura, prefeito da cidade de Inhuma.

 

Seis municípios do Piauí ganharam as três edições do Selo. São eles: Bela Vista do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Castelo do Piauí, Ipiranga, Valença do Piauí e Wall Ferraz.

 

"Iniciamos o nosso trabalho em 2009 tendo como base os dados do Unicef e traçamos ações junto à comunidade, visando melhores condições para as crianças e jovens, tudo isso pensando no futuro deles", relata Joelma Araújo, articuladora do Município de Massapê.

 

Além de fortalecer a gestão local e a participação social, o Selo avaliou a melhoria da situação da Saúde, Educação e Assistência Social nos municípios participantes.

 

"É um momento especial e de celebração, temos a comprovação que todas as cidades envolvidas se desenvolveram de alguma forma. Reduzimos a mortalidade infantil, a desnutrição, conseguindo uma grande mobilização em benefício das crianças e adolescentes", afirma Ana Márcia Diógenes, coordenadora do Unicef nos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

 

Municípios ganhadores da edição 2009-2012 no Piauí:

1. Alegrete do Piauí

2. Aroazes

3. Bela Vista do Piauí

4. Belém do Piauí

5. Bocaina

6. Cajazeiras do Piauí

7. Caldeirão Grande do Piauí

8. Campinas do Piauí

9. Campo Grande do Piauí

10. Castelo do Piauí

11. Conceição do Canindé

12. Floresta do Piauí

13. Francisco Santos

14. Inhuma

15. Ipiranga do Piauí

16. Jacobina do Piauí

17. Jaicós

18. Massapê do Piauí

19. Nossa Senhora de Nazaré

20. Paes Landim

21. Paquetá

22. Piripiri

23. Porto

24. Regeneração

25. Santa Cruz dos Milagres

26. Santana do Piauí

27. Santa Rosa do Piauí

28. São Félix do Piauí

29. São João da Varjota

30. São Julião

31. Simões

32. Sussuapara

33. Tanque do Piauí

34. Várzea Branca

35. Vila Nova do Piauí

36. Wall Ferraz

 

Ascom