O Programa do Ensino Médio Inovador - Jovem do Futuro realizou, nessa quinta-feira, 8, a oficina Em Larga Escala e Devolutiva das Avaliações Diagnósticas com os professores e coordenadores da Rede Pública de Ensino inseridos no programa. A capacitação foi através do Programa de Educação com Mediação Tecnológica - Mais Saber, com os participantes nos Ambientes Escolares em todo o Estado.
De acordo com Regina Célia, coordenadora de Apoio Pedagógico, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), o objetivo do evento é divulgar os resultados das avaliações diagnósticas realizadas no mês de junho. “Nosso intuito é de que, a partir destes resultados, as escolas busquem trabalhar da melhor maneira possível as disciplinas de Português e Matemática”, informa. “As escolas devem também mobilizar os seus alunos para a realização da Avaliação Formativa, que acontecerá no mês de dezembro”, acrescenta.
O ponto alto da capacitação foi a análise de trechos dos filmes Pro Dia Nascer Feliz e Escritores da Liberdade. “A temática escolar já motivou inúmeros filmes, pois a sala de aula é um local que promove interações sociais necessárias para o desenvolvimento cognitivo e emocional do ser humano”, frisa Vaneza Fineza, do Instituto Unibanco.
Sendo assim, esse gênero cinematográfico em geral é acompanhado por reflexões e teorias a respeito do papel da escola, da educação e dos agentes envolvidos nesse ambiente. Por isso, pode-se dizer que os filmes se apropriam e dialogam com as teorias pedagógicas.
“Independente das interpretações que se façam, é inegável que os filmes despertam questões sobre problemas educacionais brasileiros, forçam o debate e um maior esclarecimento sobre questões relevantes”, pontua Lusimary Veloso, diretora do Programa Mais Saber.
Num país com pouca leitura e milhões de analfabetos, o cinema tem adquirido grande importância pedagógica. Pro Dia Nascer Feliz, por exemplo, tem o mérito de abordar o tema da educação sob forma documental. O filme desmascara o shopping-escola, mostrado na TV e mostra o abismo que existe entre as escolas de elite e as escolas públicas. A sinopse oficial de Pro Dia Nascer Feliz afirma que o filme trata da relação do adolescente com a escola, focando também na desigualdade social e na banalização da violência.
Por sua vez, o filme Escritores da Liberdade aborda, de forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Nesse sentido, este filme merece ser visto com apreço, sobretudo, pela sua ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais e comunitárias.
Com a oficina Em Larga Escala e Devolutiva das Avaliações Diagnósticas, a equipe da Gerência de Ensino Médio da Seduc espera que os resultados constituam os objetivos que a escola almeja atingir, a fim de sustentar o foco principal da tecnologia Jovem de Futuro. Estes estão direcionados: ao aluno, para melhorar o desempenho e reduzir a evasão escolar; ao professor, para contribuir com a prática pedagógica e aumento da frequência e, ao grupo gestor para promover uma gestão escolar voltada para resultados. Com o ambiente escolar conservado, um plano de gestão ativo, alunos e professores motivados, o sucesso da comunidade escolar é garantido.
govpi