A formação continuada, ensino, pesquisa de extensão, organização didático-pedagógica e a estrutura administrativa e acadêmica foram os principais temas discutidos, na última terça-feira, 23, durante I Seminário Sobre Docência do Ensino Superior, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
A abertura oficial ocorreu na cidade de Oeiras, no Campus Possidônio Queiroz, e ainda irá acontecer em outras datas nos Campi de Floriano, Bom Jesus, Parnaíba e Teresina. O Seminário é uma exigência dos Editais de n° I, II, III, IV e VI/ 2011.
O I Seminário de Docência no Ensino Superior contou com a participação de mais de 40 docentes dos Campi de Oeiras e Picos. A professora mestra e coordenadora do Evento, Ana Célia de Sousa Santos, iniciou o seminário demonstrando os aspectos positivos de ser um docente atuante na Uespi.
“Os novos professores podem ajudar a melhorar nossa universidade através do tripé ensino, pesquisa e extensão. E que cada professor tem a função de ajudar a planejar o desenvolvimento da Uespi”, afirma. A professora disse ainda que o objetivo principal do evento é oportunizar a todos os docentes o conhecimento da instituição a partir da estrutura de organização de cada pró-reitoria de ensino.
O professor mestre e doutorando, Raimundo Dutra Araújo, proferiu a palestra A Formação Docente e os Desafios Atuais para o Ensino Superior: Como os professores do ensino superior se identificam profissionalmente?
“A valorização social do título professor universitário é uma posição de status e que carrega uma identidade. E é a partir dessa premissa que o docente precisa ter uma formação continuada e ser bem preparado para ser um professor universitário”, comenta Raimundo Dutra.
Segundo o professor, a formação do docente universitário de fato não existe, pois ela é uma formação continuada e ocorre durante a graduação com os eventos, seminários, cursos e continua depois de graduado, neste caso, na carreira de professor universitário com a formação nos cursos de especialização, mestrado e doutorado. ”Os docentes têm a responsabilidade de ensinar em todas as áreas de conhecimento e tem que se preocupar com a pesquisa, o ensino e a extensão, e apostar sempre na qualificação profissional”, conclui.
governodopi