• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Um novo olhar sobre a agricultura familiar e os sistemas de produção explorados no campo. Esse é o foco do V Encontro do Seminário Interdisciplinar - Integrador do  Programa Projovem Campo - Saberes da Terra, que acontece até sexta-feira, 26, no Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação - Instituto de Educação Antonino Freire.

 

O encontro, que teve início na segunda-feira, 22, reúne cerca de 250 participantes dos cinco territórios de desenvolvimento do estado do Piauí, divididos da seguinte forma: Serra da Capivara, Planície Litorânea, Vale do Canindé, Cocais e Entre Rios. "O mais importante é que esses encontros permitem trazer a prática para ser analisada à luz da teoria aqui nos seminários formadores e levar a teoria para melhorar nossa prática no campo", avalia o professor Marcos Pereira Resende do município de Boa Hora do território de Cocais.

 

"As novas dinâmicas do setor rural brasileiro" foi o tema de abertura do Encontro feita pelo professor mestre da UFPI, Ariosto Moura. A partir do tripé: ver (ação), julgar (reflexão) e agir (ação),  o professor levantou algumas indagações que devem pautar tanto o trabalho dos professores que participam do programa, quanto devem ser observados nos projetos de pesquisa em que o campo é o objeto de estudo no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização desses profissionais.

 

Segundo o professor Ariosto, hoje há dois enfoques de agricultura familiar no Brasil: o de que a agricultura familiar é resíduo do urbano e a de que o agronegócio seria a solução para o campo. Entretanto,  é preciso superar a ideia de rural como resíduo do urbano, como sinônimo de atraso. Segundo ele o agronegócio só responde por cerca de 10% do consumo, e a agricultura familiar precisa ser mais valorizada e trabalhada de forma organizada e sistematizada. "Exemplo disso são programas como o Pronaf Mulher ", explica Ariosto.

 

Para ele é preciso o professor fazer algumas indagações, tanto na prática quanto no projeto de pesquisa, como por exemplo: Como contribuir para o desenvolvimento sustentável? Como professor, como posso colaborar? Como fortalecer a luta pela agricultura familiar? Que relação fazer entre agronegócio e agricultura familiar?

 

Com o enfoque nos sistemas de produção os professores que participam do encontro  estão analisando a agricultura familiar no meio rural brasileiro a partir de temas como: psicultura, fruticultura irrigada, criação de aves nobres, floricultura, dentre outras. "Desde 2006 o então presidente Lula regulamentou  a agricultura familiar  e isso foi o marco legal que faltava, pois com a lei a coisa se torna mais exigível", explica.

 

 

 governodopiaui