• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Com o objetivo de aprofundar em conceitos básicos de didática de ensino, aspectos linguísticos e culturais da língua espanhola, acontece na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) desta segunda, 22, até dia 26, o VIII Curso de Atualização e Capacitação para Professores de Espanhol das Escolas Públicas Estaduais. O Curso é gratuito e ocorre em virtude do Convênio de Cooperação entre a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC), Consejería de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil e Associação dos Professores de Espanhol do Piauí (APEEPI) com o apoio da UESPI.

 

Estiveram também presentes na mesa com a Profª Marta Lúcia de Freitas, Diretora de Ensino e Aprendizagem da SEDUC representando o Secretário de Educação Átila Lira, a Profª Margareth Torres de Alencar, Presidente da Associação dos Professores de Espanhol do Piauí e Diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras da UESPI, que representou  da UESPI, o Reitor Prof. Carlos Alberto Pereira, Prof. José Ramon Fernandéz e José Suaréz Inclán, representantes da Consejería de Educação e Embaixada da Espanha no Brasil e ministrantes do curso, Profa. Marcoelis Pessoa de Carvalho, Gerente de Ensino Médio da SEDUC e Profa. Regina Célia Lopes, Coordenadora Pegagógica de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias da SEDUC.

 

Para Professora Margareth Torres de Alencar, uma das Coordenadoras do curso, essa é uma proposta de grande valia para atualização das práticas docentes e pedagógicas. “É interessante essa atividade, pois é um curso de imersão profunda na Língua. Passaremos a semana falando só em espanhol, onde proporcionará aos professores e aos futuros profissionais mais aptidão e habilidades”, assegura.

 

Os professores José Ramon Fernandéz e José Suaréz Inclán acreditam que o curso terá bons resultados. Eles irão tratar dos recursos utilizados na aproximação da aprendizagem e conhecimento da cultura. “Estamos contentes e procuraremos trazer maior conhecimento, cultura e metodologia de ensino com materiais e recursos didáticos como textos poéticos, filmes e música”.

 

Para a estudante do 6º bloco, Ingridy Lima, participante do curso, as expectativas são as melhores. “Além de trazer mais capacitação e experiência como docente, irei acompanhar melhor a fluência da língua com os professores da Espanha”.

 

A programação ocorre com aulas divididas em grupos durante a semana com a carga horária de 40h, ministradas além dos professores da Espanha com docentes da UESPI como a Professora Margareth Torres e Prof Omar Albornoz.  O encerramento vai acontecer dia 26 de outubro com a apresentação do balé da UESPI, sorteio de brindes e entrega de certificados.

 

CCom