• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Dois editais serão lançados pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) na próxima quarta-feira, 17, para fortalecer a pós-graduação do Piauí. O edital 08/2012 é voltado para auxiliar docentes de instituições públicas de ensino superior que cursam doutorado e o edital 09/2012 trata da concessão de bolsas para programas de pós-graduação sediados no Piauí. Os dois editais são em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e já recebem inscrições de propostas a partir de outubro.

 

A presidente da Fapepi, Bárbara Melo, enfatiza que a concessão desse quantitativo de bolsas será um marco importante para a história da Fapepi. “São dois grandes editais que vamos lançar no dia 17, inseridas nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e que contemplam basicamente bolsas. Na história da Fapepi é o maior edital de bolsas”, ressaltou a presidente da Fapepi.

 

O edital 08/2012 prevê a concessão de bolsas para professores que estão fazendo doutorado e são professores de instituições públicas no Estado do Piauí. “Além da bolsa de doutorado o governo do Estado vai arcar com o auxílio de deslocamento com passagens aéreas para quando esse professor for visitar o seu orientador ter também o direito a diária”, relatou Bárbara Melo acrescentando que serão concedidas nesta chamada 36 bolsas de doutorado com auxílios.

 

Sobre o edital 09/2012, a presidente da Fapepi destaca que ele é especificamente voltado para conceder bolsas de mestrado e doutorado para os programas de pós-graduação sediados no Piauí. “Esse edital é interessante por dois aspectos. O primeiro aspecto é quantitativo, em que vamos oferecer 130 bolsas de mestrado e 35 de doutorado em uma só chamada. Os recursos destinados são recursos da Capes e do Estado e todos os programas de pós-graduação sediados no Piauí poderão concorrer”, explica Bárbara Melo. Todos os programas de pós-graduação podem ser contemplados a partir das propostas submetidas pelos coordenadores dos mestrados e doutorados sediados no Estado do Piauí.

 

“Vamos analisar o mérito de todas as propostas, que serão submetidas pelos programas de pós-graduação. Os coordenadores vão preencher o formulário eletrônico no site da Fapepi e fazer uma proposta explicando porque o programa precisa de bolsa e vamos ratear as 130 bolsas por todos os programas”, disse a presidente da Fapepi, destacando que a análise das propostas levará em conta o número de professores do programa com produção científica e a nota na Capes.

 

As bolsas serão vinculadas a tabela da Capes para mestrandos e doutorandos. “É um acordo que é de quase R$ 14 milhões, sendo um terço do total oriundos do Tesouro Estadual e dois terços, da Capes. Começamos as inscrições em outubro e em um a implantação das bolsas será logo após s divulgação do resultado final”, finaliza Bárbara Melo.

 

 

governodoestado