Na tarde desta quinta-feira, 20, a partir das 15:00h, a reunião de implantação do Comitê Estadual de Governança do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro.
O Comitê Estadual de Governança é parte do modelo de gestão da Tecnologia Jovem de Futuro proposto aos estados parceiros. Arranjos institucionais foram criados ou passaram por um alinhamento no âmbito das Secretarias Estaduais de Educação e do Instituto Unibanco com o objetivo de viabilizar uma gestão colegiada e ágil, além de viabilizar a tomada de decisões estratégicas e operacionais.
O Comitê, formado pelo secretário de Estado da Educação, Átila Lira, a superintendente de Ensino, diretores, gerentes, assessores e técnicos da Seduc e do Instituto Unibanco, se reunirá trimestralmente e terá por atributos referendar os ajustes necessários ao Plano de Reestruturação Curricular ProEMI/PJF, priorizar programas para integração com o programa, garantir o fluxo de comunicação entre as áreas da Seduc e acompanhar o processo de implantação do ProEMI/PJF na Secretaria e nas escolas.
Desde fevereiro de 2012, a Seduc vem trabalhando em parceria com o Instituto Unibanco na gestão do ProEmi. Com a implantação do Projeto Jovem de Futuro já foram realizadas formações de gestores e supervisores, monitoramento e avaliação das seis escolas que já participavam do ProEmi e mais o atendimento de 68 novas escolas, totalizando 74 escolas e mais de 36 mil alunos beneficiados com o Programa, em 40 municípios do Estado.
O projeto Jovem de Futuro, que está sendo lançado oficialmente no Estado do Piauí hoje, é uma ação de gestão escolar para resultados que oferece às escolas públicas do Ensino Médio apoio técnico e pedagógico, além de material didático de apoio, para o desenvolvimento de 06 metodologias imprescindíveis e 05 opcionais.
“O Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Piauí, o Ministério da Educação e o Instituto Unibanco. Com ele, investimos recursos financeiros diretamente em ações pedagógicas, realizando a formação de gestores com o foco nas questões de gestão pedagógica. Realizamos, ainda, a supervisão intensiva das escolas beneficiadas, garantindo a avaliação do Programa ao longo de sua execução", explica Marcoelis Pessoa, gerente do Ensino Médio da Seduc.
Para o secretário Átila Lira, o Projeto Jovem de Futuro é uma tecnologia importante para a ressignificação do Ensino Médio e com certeza irá contribuir para a qualidade da educação no Piauí. O Superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, também estará presente à reunião do Comitê, que acontece na sala de reuniões do Gabinete, na sede da Seduc.
Ascom/ Seduc