O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Carlos Alberto Pereira, participou da solenidade de entrega do documento referente a doação de um terreno por parte da Prefeitura Municipal de Barras, para a construção da nova sede do campus Rio Maratoan, naquele município. O evento ocorreu na Secretaria de Educação de Barras e contou com a presença da comunidade acadêmica e autoridades locais. O prazo da construção da obra é de dois anos.
Em cada participação, todos elevaram a importância do prédio próprio da Uespi para a região e o empenho da diretora do campus, a professora Francisca Lima. O prefeito Francisco Marques afirmou que se sente honrado, feliz por proporcionar essa conquista. “Parabéns à professora Francisca que está se empenhando pela qualidade do ensino e buscando melhorias para o campus. Essa doação é uma das obras mais importantes”, concluiu.
Carlos Alberto procurou pontuar os investimentos e conquistas que a Universidade Estadual tem conseguido ao longo dos anos e que a cidade de Barras proporcionou um gesto louvável com a doação do terreno. “É uma grande atitude dos órgãos municipais realizar parcerias com as universidades procurando trazer crescimento e desenvolvimento para as suas cidades. A Uespi tem procurado mapear as estruturas regionais desenvolvendo assim suas potencialidades e levando uma discussão mais clara sobre qual o papel da universidade e o que ela pode fazer pela região. Vamos honrar o compromisso e a perspectiva é de ampliar a oferta dos cursos com parcerias como a Universidade Aberta do Brasil”, afirmou
Raimundo Isídio, diretor adjunto do NEAD, também se mostrou muito satisfeito com a doação do terreno. “Essa atitude vai gerar engradecimento ao município, trazer crescimento, consciência ao cidadão, recursos e cursos de qualidade para a região”.
A diretora geral do NEAD, Márcia Percília, revela a satisfação em participar desse momento solene. “Parabéns a todos pela conquista. Tenho uma ligação com a cidade de Barras, pois foi a primeira cidade que ministrei aula. Nós, que trabalhamos com a Educação à Distância, procuramos proporcionar um ensino superior público de qualidade, através do pólo presencial aqui e, assim, poder expandir o conhecimento. Só temos que agradecer”, afirmou.
Para o professor de Geografia do campus, Wesley Carneiro, esse é um sonho realizado. “Barras é um polo central, foi onde me formei, tornei professor e coordenador do curso e agora estou no Mestrado. É preciso dar continuidade a essas parcerias com a gestão municipal, Uespi e demais segmentos da sociedade”.
Aluno do 8º bloco do curso de Geografia, Giane Rabelo, agradece o trabalho da Diretora e autoridades presentes. “Professora Francisca tem transformado o campus, estou muito feliz por sua competência. Agradeço ao prefeito e ao reitor pelo grande presente”.
Francisca Lima destaca a adesão dos alunos e professores pela conquista. “Procuramos aproximar a comunidade da Uespi. Nossas dificuldades são superadas se todos estiverem unidos, todos participando dessa construção. Agradeço a todos, agora, teremos um prédio próprio onde irá atender a demanda da região do Território dos Cocais e outras cidades. Vamos para a próxima etapa”.
Na oportunidade, o reitor Carlos Alberto, a Coordenação da UAB/NEAD, Márcia Percília e Raimundo Isídio e a diretora do campus, Francisca Lima, visitaram as instalações do atual campus Rio Maratoan, onde também estão sendo construídas novas salas que irão abrigar o pólo presencial da UAB.
Estavam presentes além do reitor, a diretora do Núcleo de Educação à Distância, Marcia Percília Moura Parente, o diretor adjunto do NEAD, Raimundo Isídio de Sousa, o secretário de Meio Ambiente do Município, Assis Carvalho; secretário de Administração, Raimundo Sousa; secretário de Agricultura, Valtinho e Carlos Monte, vereador da cidade.
Governo do Estado