A escola de tempo integral é uma tendência a ser seguida em todo o país. No Piauí, o Governo do Estado tem buscado desenvolver esse modelo de ensino nas unidades escolares de todo o Estado, agregando atividades culturais, esportivas, entre outras atividades à grade acadêmica das escolas. Atualmente, 181 escolas piauienses fazem parte do Programa Mais Educação, alargando o tempo de permanência dos estudantes na escola. Contudo, a meta da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) é que o Piauí contemple com o programa 350 escolas, já nos próximos meses.
Segundo informações do órgão, 33 escolas passam por reformas para se adequarem ao programa Mais Educação. As obras contemplam a construção de refeitórios, cozinhas, dispensas, vestiários, bibliotecas, laboratórios, entre outros espaços. As escolas beneficiadas nesse momento estão localizadas nos seguintes municípios: Piripiri, Picos, Teresina, Passagem Franca do Piauí, União, Beneditinos, José de Freitas, Santa Cruz do Piauí e Altos.
As escolas que participam do programa Mais Educação podem incluir em seus projetos pedagógicos atividades culturais, artísticas e esportivas, além de práticas de educação ambiental, direitos humanos, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza, cultura digital, educação econômica. Além disso, todas as escolas devem oferecer, obrigatoriamente, acompanhamento pedagógico complementar.
O Mais Educação surgiu no Piauí, em setembro de 2008, com o objetivo de ampliar e qualificar o horário escolar, complementando o trabalho pedagógico realizado em sala de aula. As atividades são desenvolvidas em dois turnos. No Piauí, todas as Gerências Regionais de Educação já foram contempladas pelo programa.
Piaui