A Secretaria de Estado da Educação e Cultura orienta as secretarias Municipais de Educação que têm escolas priorizadas pelo PDE Interativo do Ministério da Educação que ainda não finalizaram a elaboração dos planos, para que agilizem, por meio dos comitês municipais as ações necessárias aos trâmites do plano Geral da Escola.
O PDE Escola é um programa de apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo. Seu objetivo é auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão e, para escolas priorizadas pelo programa, o MEC repassa recursos financeiros destinados a apoiar a execução de todo ou parte do seu planejamento. Esta priorização se deu em 2011, quando as ações foram iniciadas no PDE Interativo, com várias escolas neste Estado.
O Programa é executado em dois anos consecutivos e os recursos são divididos em duas parcelas, e agora, em 2012, o PDE Escola encontra-se no segundo ano de repasse financeiro, daquelas escolas que estão com seus planos validados pelo MEC e o sistema está disponível para todas as escolas que desejem utilizar a ferramenta, mesmo àquelas que não receberão recursos financeiros do Ministério da Educação, que somam mais de 145 mil escolas públicas.
“As secretarias municipais de educação que se encontram na situação acima descrita e que necessitam de orientações podem entrar em contato com o Comitê Estadual do PDE na Seduc e/ou pelos telefones 3216-3813/3290 e pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., disse a Superintendente de Ensino da Seduc, Joara Delane”.
O PDE Interativo está organizado em etapas que ajudam a equipe escolar a identificar seus principais problemas e a definir ações para alcançar os seus objetivos, aprimorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e melhorar os seus resultados. Estas ações estarão reunidas num plano, dividido em quatro partes:
1) o sistema faz uma identificação geral do(a) diretor(a) e da escola;
2) em seguida, a escola realiza os Primeiros Passos, ou seja, organiza o ambiente institucional para elaborar o seu planejamento;
3) a terceira etapa consiste na elaboração do Diagnóstico que possibilitará à escola perceber onde se encontram as suas principais fragilidades;
4) por fim, na quarta e última parte a escola elabora o Plano Geral, contendo os objetivos, metas e ações que a escola definiu para alcançar as melhorias desejadas.
Seduc