Após a divulgação dos resultados das escolas de ensino médio na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb - 2011), o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura reuniu, nesta segunda-feira, 20, gestores das 21 Gerências Regionais de Educação com objetivo de analisar os resultados apresentado e debater o Plano de Ação para melhorar o Ideb 2013.
O Ideb é medido a cada dois anos e, a finalidade do Plano de Ação do Governo é que a Educação do Piauí continue a ultrapassar as metas estabelecidas pelo MEC. “Os resultados mostram que nossas escolas cresceram e melhoraram significativamente. Existe compromisso do governador Wilson Martins com os programas da Educação, por isso, acredito que a próxima avaliação será ainda melhor”, declara o secretário Átila Lira.
Dentre as ações apresentados para continuar a elevação dos índices da Educação está o Programa de Educação com Mediação Tecnológica – Mais Saber. “O Plano de Ação da Seduc é realizado de forma compartilhada com os gerentes regionais, que compartilham, por sua vez, com os coordenadores pedagógicos, supervisores e diretores escolares”, frisa a superintendente da Seduc, professora Joara Delane.
“Gostaria primeiro de parabenizar a todos pelo envolvimento e pelo empenho para alcançar esses resultados. O Piauí alavancou o resultado do Ideb, mostrando que muitas escolas cresceram e alcançaram a meta estabelecida para 2011”, afirma a Joara Delane, ao tempo em que explica que a Secretaria irá trabalhar, para que as escolas que não alcançaram as metas, possam obter melhores resultados no futuro.
“Nós temos novas metas para alcançar. O trabalho pedagógico é permanente, pois estamos sempre revendo pontos fortes e fracos para que possamos chegar aonde queremos. Nesse sentido, o Programa Mais Saber atenderá não somente a Seduc, mas a todos os outros programas do Governo do Estado, inclusive de outras Secretarias, por favorecer a comunicação e a interatividade em tempo real, com outras instituições nos municípios. Portanto, precisamos manter uma relação mais próxima através desse canal de mídia educacional investido pelo Governo do Estado e pela Seduc”.
Para a diretora do Mais Saber, Lusimary Veloso, o Plano de Ação deve ser abraçado por todos os profissionais envolvidos com a educação nas escolas, principalmente com aqueles que precisam melhorar seu Ideb. “No meu ponto de vista, o plano precisa conter um diagnóstico da situação em cada local, as metas a serem atingidas e as propostas para alcançá-las. E sem sobra de dúvidas, o Programa Mais Saber é a ação certa para o sucesso”, assegura Lusimary.
O gerente do Mais Saber, Valdir Soares acrescenta que o Governo fez deste programa uma bandeira de sua gestão. “Este é um programa sem distancias, que utiliza a tecnologia para todos e que pode ser usada para além das vídeoaulas, também para apresentação de seminários, palestras e outros cursos”, informa Valdir.
Além do Programa Mais Saber, durante o encontro, os gestores ainda discutiram sobre o Sistema de Avaliação do Estado do Piauí – SAEPI, Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC; Pronatec; Reordenamento da Rede; Avaliação dos Diretores Escolares; Proposta Pedagógica para o Ensino Médio; Diretrizes da Avaliação da Aprendizagem e Sistema de Informática da Educação – SISLAME.
Seduc