A Vigilância Sanitária Estadual está ministrando uma capacitação na área de alimentos, baseado na RDC 216, de 2004, que trata das boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos comercializados.
Segundo informou a médica veterinária, Iolanda Soares, vários municípios piauienses estão participando do curso e esses correspondem as regiões de Floriano, Valença, Oeiras e Bom Jesus.
O processo é dotado de um critério, feito para pessoas da vigilância sanitária municipal que já foi capacitado no curso básico, chamado de curso avançado em vigilância sanitária.
O objetivo segundo a coordenadora é para que os participantes possam adquirir mais conhecimentos no momento de inserção e da cobrança do manual de boas práticas de manipulação e comercialização nos estabelecimentos comerciais de alimentos, como, restaurantes, lanchonetes, panificadoras e cantinas de escolas.
O curso termina nesta sexta-feira, 22, e tem duração de 40 horas, com aulas teóricas e práticas.
“As aulas práticas são pedagógicas, não geram relatórios, nem penalidade, a fim de que os técnicos que estão sendo capacitados possam ter um conhecimento de como fazer um relatório de inspeção baseado na legislação Sanitária vigente”, explicou a médica Iolanda Soares (imagem).
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com