• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Começou a 2ª edição do curso de extensão "Treinamento do Portal de Periódicos da CAPES e do software EndNote Web", promovido pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Piauí, campus de Parnaíba. O curso está sendo coordenado pela Professora Drª. Neuza Cristina dos Santos Perez - doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB), Espanha, e está sendo ministrado pelo Graduando de Psicologia e Bolsista do PIBIC (CNPq) Rodrigo Menezes Cruz Cacau de Sousa - Pró-Multiplicador pela CAPES.

 

O Curso tem como meta capacitar o corpo discente no uso das ferramentas de ponta, disponibilizadas no Portal da CAPES para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Tais ferramentas facilitam a realização de buscas bibliográficas em bases de dados de forma mais eficaz, assim como proporcionam o gerenciamento das referências selecionadas na produção de textos acadêmicos, permitindo sua importação no formato desejado, como por exemplo, APA, ABNT, entre outros, através do uso do Programa EndNoteWeb, desenvolvido pelo editor internacional Thomson Reuters. A democratização do uso online de tais ferramentas viabiliza o acesso à informação científica nacional e internacional de alto nível, contribuindo assim ao fortalecimento dos nossos Programas de Graduação e Pós-Graduação.

 

Tendo-se em conta o sucesso da 1ª edição do curso e da grande demanda por parte da comunidade acadêmica, algumas adaptações foram realizadas. Nesta 2ª edição a equipe organizadora do curso desenvolveu um manual "passo-a-passo" para que os alunos ao final do curso possam funcionar enquanto multiplicadores em suas respectivas bases de pesquisa, contando para tanto com o apoio de um material consolidado. Para fomentar o desenvolvimento dos multiplicadores a carga horária foi ampliada para 60h/a, incluindo módulos teórico-práticos e conta ainda com o apoio de 4 monitores graduandos de psicologia: Geovane Profiro Fontenele, Gilciane dos Santos Silva, Ludymila Fernanda de Sousa Damasceno e Marlane Torres.

 

O Curso está acontecendo no Laboratório de Informática no campus de Parnaíba às quartas-feiras no turno da noite, durante os meses de maio e junho de 2012.

 

Ufpi