• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

 

inss ssA Fundação Carlos Chagas divulgou, na noite de terça-feira, 24, as estatísticas para o concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ao todo, 916.219 pessoas se inscreveram no processo seletivo. Destas, 904.459 concorrem às vagas de técnico do seguro social e 11.760 aos cargos de perito médico previdenciário.

 

 

 

São oferecidas 375 vagas (sendo 19 para portadores de deficiência) para o cargo de perito médico previdenciário, e 1.500 (sendo 75 para portadores de deficiência) para técnico do seguro social, distribuídas nas agências de todos os 26 Estados mais Distrito Federal.

 

 

 

Com isso, a relação candidato/vaga para técnico do seguro social é de 634,7. Para perito médico previdenciário a disputa é de 33 candidatos para cada vaga.

 

 

 

Os salários para médicos podem chegar a R$ 9.070,93. Já os técnicos têm como remuneração R$ 4.496,89 mais benefícios, como vale alimentação.

 

 

 

Deficientes

 

 

Ao todo, 4.917 candidatos concorrem aos cargos destinados a portadores de deficiência. Destes, 4.878 disputam as vagas de técnico e 39, as  de perito médico.

 

 

 

Requisitos

 

 

Os candidatos às vagas para técnico precisam ter ensino médio completo ou curso técnico equivalente. É um dos concursos com maior número de oportunidades para quem tem esse tipo de escolaridade.

 

 

 

Para perito é preciso apresentar o diploma de conclusão de curso da graduação de medicina e o registro regular no Conselho Regional de Medicina. De acordo com o edital da prova, é possível concorrer aos dois cargos desde que seja escolhida a mesma cidade de realização das provas.

 

 

 

Provas

A realização das provas objetivas para os dois cargos procurados está prevista para o dia 12 de fevereiro de 2012, na parte da manhã para os cargos de perito médico e à tarde para os candidatos a técnico do seguro social.

 

 

 

Os candidatos a perito médico previdenciário terão que fazer uma prova objetiva e outra de títulos. Os conteúdos exigidos são: conhecimentos gerais, língua portuguesa, ética no serviço público, noções de direito constitucional e de direito administrativo, além de uma avaliação de conhecimentos específicos.

 

 

 

Já para o cargo de técnico do seguro social, serão aplicadas apenas provas objetivas, de conhecimentos gerais, nas disciplinas de ética no serviço público, regime jurídico único, língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de direito constitucional e conhecimentos específicos sobre a própria legislação da Previdência.

 

 

 

Todas as provas objetivas são eliminatórias e classificatórias, ou seja, aqueles que não conseguirem obter, no mínimo, 40% de acertos no total das provas de conhecimentos gerais e específicos, estarão fora da disputa pelas vagas.


R7