• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
ufpiOs professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) aprovaram indicativo de greve para o próximo mês. A decisão foi motivada pelo descumprimento de acordos firmados com o Governo Federal ainda em 2011 e em decorrência das alterações no processo de escolha do reitor da instituição.

 

De acordo com o professor Mário Ângelo, presidente da Associação dos Docentes (Adufpi), o governo se comprometeu a pagar um reajuste de 4% a partir deste mês de março, além de incorporar uma gratificação ao vencimento básico e de apresentar uma proposta de reestruturação de carreira docente. No entanto, nenhum item do acordo foi encaminhado até agora.
 

“Recebemos a prévia do contra-cheque do mês e lá não consta o aumento, assim como o resto também foi descumprido pelo governo federal", afirma o representante da classe.

 

A nova  metodologia para escolha do reitor da Ufpi também entrou na pauta da assembleia geral realizada nessa quarta-feira, 28. Duas resoluções aprovadas na semana passada extinguem o processo de eleições diretas e repassam para o Conselho Universitário o poder de escolher o próximo gestor.

 

O presidente da Adufpi questiona a validade de uma consulta informal que, segundo ele, não pode ser considerada. "Mesmo que haja, essa consulta informal não garante nada, pois ela não tem valor legal", diz Mario Ângelo. A entidade de classe vai questionar judicialmente a medida.

Todos os encaminhamentos dos professores da Ufpi serão levados para uma assembleia nacional que será realizada nesta quinta, 29, em Brasília. Essa reunião é que vai deliberar se a categoria deflagrará a greve. 



Portal O Dia