• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

 

bibliotecadigitalQuem pensa que a Biblioteca Cromwell de Carvalho é apenas um lugar repleto de livros para pesquisas e estudos está enganado. O local também é um ponto de interação e tecnologia, e a Estação Piauí Digital (EPD) é um local aberto ao público para uso livre de internet bem no meio do Centro, que recebe, em média, desde a sua inauguração, 500 pessoas por mês. Para o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Thiago Siqueira, o programa de inclusão já é realidade. O próximo passo é fortalecê-lo no interior. “Estamos trabalhando com essa possibilidade, inicialmente vamos levar esse projeto há mais de 40 municípios, vamos instalar unidades nas escolas e possibilitar a essas pessoas a inclusão ao mundo digital”, explica.

 

 

 

Nas EPDs, qualquer pessoa tem acesso e uso livre aos computadores, além de um instrutor para tirar dúvidas. “A estação é um local de interação do público com a internet, colocamos essas pessoas no meio, ensinamos a acessar páginas de pesquisas, criar um correio eletrônico, utilizar serviços do governo e fazer trabalhos de estudo”, disse o diretor da ATI.

 

 

 

Cada Estação Digital dispõe de dez computadores e fica aberta das 8:00h às 18:00h. Uma parceria dos Governos Estadual e Federal, com o apoio do Ministério das Ciências e Tecnologia, pretende instalar nos municípios unidades de informática. “O nosso projeto é dar condições às comunidades de participar dessa ferramenta, que hoje é fundamental para qualquer pessoa, serão mais de 50 estações até o fim do ano”, finaliza.


Piaui.gov