• roma.png
  • vamol.jpg

O Campus Floriano realizou, no dia 27 da agosto, ação referente ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, com o objetivo de alertar os estudantes sobre os malefícios do tabagismo e fortalecer a sensibilização em relação aos danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo uso de cigarros inclusive os atuais cigarros eletrônicos.

combatefumo

O Dia Nacional de combate ao fumo é comemorado em 29 de agosto de 2024.Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fumo é a principal causa de morte evitável no planeta. Por isso, é considerado um problema de saúde pública com uma estimativa de 200 mil mortes no Brasil por ano.

O cigarro possui mais de 4.700 substâncias prejudiciais à saúde, inclusive cancerígenas. Podemos citar o alcatrão e a nicotina como exemplo dessas substâncias. O alcatrão pode proporcionar câncer, problemas cardiovasculares e outros. Enquanto isso, a nicotina atua como estimulante no sistema nervoso central, aumenta a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.

A ação contou com a participação de professores e servidores do setor de saúde e foi realizada no espaço da Casa da Leitura.

Ifpi