• roma.png
  • vamol.jpg

O teresinense Manoel José Nunes Neto, de 17 anos, foi o grande vencedor do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024, promovido pelo Stockholm International Water Institute (SIWI), conhecido como o Prêmio Nobel da Ciência Jovem.

manoelnunes

A solenidade ocorreu na Suécia. Manoel é o primeiro nordestino a representar o Brasil na competição. A decisão final foi baseada em uma votação pública, divulgada nesta terça-feira (27). Para vencer, ele superou mais de 56.000 votos, número mínimo para se destacar, e se destacou entre jovens de outros 40 países.

PROJETO REVOLUCIONÁRIO

Apaixonado por tecnologia desde criança, Manoel desenvolveu o "Rover Aquático Autônomo", que é um dispositivo de baixo custo e alta eficiência capaz de detectar diversos parâmetros da água, como pH, temperatura, turbidez e a presença de metais pesados. Sua principal motivação foi a preocupação com a população ribeirinha e a água contaminada.

O equipamento é programado para realizar análises periódicas da água e enviar alertas automáticos para os usuários sempre que identificar alguma alteração significativa na qualidade da água. O dispositivo, que usa materiais simples, como canos de PVC e peças impressas em 3D, o equipamento é movido a energia solar, o que garante sua autonomia e sustentabilidade.

Do Piauí para o mundo A trajetória vitoriosa de Manoel não para por aí. Em 2023, ele conquistou a medalha de ouro na Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), o que proporcionou a ele uma vaga na Feira Internacional de Ciência de Porto Rico, onde também obteve ouro na categoria engenharia e o segundo lugar geral.

Pouco tempo após sua conquista na FEMIC, em julho de 2024, ele venceu o 19º Prêmio Piauí de Inclusão Social, uma iniciativa do Grupo Meio que reconhece projetos que promovem a transformação social.

Meio news

Foto: reprodução