Com o período de volta as aulas, os pais devem se preocupar não somente com materiais escolares dos filhos, mas também com possíveis infecções transmitidas pelo número maior de crianças reunidas em um único lugar. Nesse período, as doenças mais comuns são aquelas que podem ser transmitidas pelo ar, como conjuntivite, gripe e resfriado.
Nessa época do ano, é comum que essas infecções estejam em maior evidência. Por conta do calor, a proliferação das bactérias é feita em maior quantidade e em consequência ocorre a baixa imunidade das crianças. Muitas vezes, o tratamento pode ser realizado em casa, sem a necessidade de uma consulta médica. Mas existem casos em que a infecção se torna tão severa que é indispensável a visita ao médico, para que o tratamento seja prescrito para a infecção em questão.
A pediatraLuciana Nunes Silva, alerta para a importância da vacinação em dia dos pequenos. “É aconselhável manter a caderneta de vacinação em dia, visitar o pediatra com frequência e seguir suas orientações, mantendo uma boa alimentação e hidratação”, sugere a especialista.
Para Silva, além dos cuidados dos pais com a saúde dos filhos em casa, os educadores têm papel fundamental para o convívio sadio das crianças no grupo escolar. “Evitar compartilhamento excessivo dos brinquedos, higienizá-los diariamente, orientar e estimular que as crianças sempre lavem as mãos antes e após as refeições e utilização do banheiro”, acrescenta.
A alimentação equilibrada é fundamental para a melhora da imunidade dos pequenos. Alimentos que são higienizados e armazenados de forma correta evitam a proliferação das bactérias.
Veja dicas de como fortalecer a imunidade do seu filho nesse período:
Hidratação: garantir que as crianças estão ingerindo a quantidade de água necessária para que se mantenham sempre hidratadas. Lembrando que, mesmo que outros líquidos sejam ingeridos no dia a dia, a água é indispensável para um bom funcionamento do organismo das crianças.
Boa alimentação: frutas, legumes e verduras devem fazer parte da dieta da criança. Uma dieta balanceada é fundamental. Os pais precisam conhecer a dieta escolar de seus filhos. Em casos de crianças que são intolerantes a lactose ou a glúten, até mesmo para as que não são, vale levar o lanche de casa.
Dormir bem: uma boa noite de sono ajuda no fortalecimento de sistema imunológico da criança. Na infância, há um intenso desenvolvimento do corpo e da mente. Por conta disso, o sono tem um papel importante no desenvolvimento infantil.
Vacinação em dia: a caderneta de vacinação deve estar atualizada e as vacinas que ainda não foram tomadas devem ser aplicadas, antes da criança retornar para escola. A melhor maneira de proteger os pequenos é atentar-se a caderneta de vacinação e colocá-la em dia.
Visitar o Pediatra: é de suma importância que as crianças sejam avaliadas pelo pediatra periodicamente. Esse especialista é indispensável para assegurar o processo de desenvolvimento e crescimento de uma criança saudável.
Larissa Mesquita – Agência Educa Mais Brasil