O não pagamento dos servidores da Educação do município de Floriano pela Prefeitura que tem o comando do prefeito Gilberto Júnior (PSB) está causando desconforto aos profissionais da pasta. A situação já mobilizou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, que tem como líder Osael Sousa, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE) liderado pela professora Léa Almeida a ainda a líder do SINTE no Estado, educadora Odenir Silva.
Na manhã dessa segunda-feira, 13, o professor Nelson Júnior, secretário municipal de Educação, recebeu os sindicalistas citados para um diálogo sobre o que está havendo. “Nós tínhamos uma previsão dos recursos do Fundeb, mas essa previsão não se concretizou. Fizemos todo um planejamento em cima desses repasses e durante todos os anos essa previsão às vezes tem sido ultrapassada em termos de recursos. Esse ano, lamentavelmente, cerca de R$ 900 mil deixaram de ser repassados o que implica no pagamento dos professores”, explicou o professor Nelson afirmando que pediu a presença dos líderes sindicais para mostrar essas dificuldades.
Após a reunião de ontem, os professores definiram que estariam realizando manifestações e nessa manhã, toda a classe está reunida na Câmara Municipal para uma discussão em torno do assunto. A reunião da classe está contando com a professora Léa Almeida que é presidente do SINTE de Floriano e o Osael Silva, presidente do Sindicato local.
Quem também foi ouvida pela reportagem do piauinoticias.com foi a professora Odenir Silva que revelou, “estamos nessa luta pelos salários dos servidores da Prefeitura de Floriano ainda de dezembro. Os salários tem que ser pagos dentro do mês, mas a Prefeitura de Floriano ainda não pagou e está prometendo pagar até o final do mês de janeiro”.
A presidente estadual do SINTE disse que os salários que estão atrasados devem ser pagos e que tem ouvido muita choradeira dos prefeitos e enfatiza, “ temos ouvido muita choradeira dos prefeitos, mas somente no momento de pagar os salários, pois na hora de fazer as grandes festas nós não vimos esse tipo de choradeira. A reunião dessa segunda-feira contou ainda com o secretário da Administração, Márcio Neiva.
Logo após a reunião com o secretário Nelson Junior, da Educação e com o secretário da Administração Márcio Neiva, os professores que estavam no gabinete da referida Secretaria se reuniram do lado de fora do prédio com os seus colegas e logo repassaram algumas informações.
ATUALIZADA às 9:20h
A assembleia dos trabalhadores em Educação que estava ocorrendo na Câmara Municipal dos Vereadores de Floriano, acabou de ser encerrada.
Da redação
IMAGENS: piauinoticias.com - Carlos Iran
Na imagem ao lado, logo à frente os três líderes sindicais: da esquerda para direita a professora Odenir Silva (SINTE/Estadual); Léa Almeida (SINTE/regional de Floriano) e Osael Sousa, líder dos servidores municipais florianenses.