Foi realizada nesta quinta-feira (6), a solenidade de posse dos diretores e vice-diretores de Centro e coordenadores de curso da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Os eleitos têm os mandatos válidos por um período de quatro anos para diretor de Centro e dois anos para coordenador de curso.
O evento aconteceu no auditório do Palácio Pirajá e contou com a presença de autoridades, além de familiares e amigos dos empossados. Durante a abertura o reitor Carlos Alberto Pereira da Silva prestou homenagem à diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Margareth Torres, em reconhecimento às ações realizadas em prol da Universidade. “É através da Educação que podemos mudar a realidade do nosso Estado e do nosso país, por isso dedico essa homenagem a todos os meus colegas professores”, afirmou Torres.
Em seguida, foram entregues as pastas aos diretores de Centro em Teresina e interior do Estado. Para Robson, eleito diretor do Centro de Ciências da Educação Comunicação e Artes (CCECA), esse é um momento de estruturação e integração entre os cursos. “É preciso que o centro seja funcional, além disso vamos trabalhar pela integração entre os cursos, e sabendo que todos estejam dispostos a contribuir acreditamos que isso será possível”, pontua.
Os coordenadores empossados já têm metas estabelecidas para o ano de 2013, como afirma Valdinar Bezerra, coordenador do Curso de Agronomia em Parnaíba. "Nossa meta é estruturar o curso montando unidades demonstrativas de culturas de interesses para a área de Agronomia e estimular os alunos no sentido de aumentar parcerias com empresas e instituições”, afirma o coordenador.
Em seu discurso de encerramento, o reitor destacou as conquistas da instituição e os desafios dos recém empossados para o ano que vem. Segundo ele, o INEP realizou uma avaliação de todos os cursos com resultados positivos para a instituição. ”De acordo com a avaliação realizada, o Índice Geral dos Cursos aumentou, sendo que 80% dos cursos de licenciatura alcançaram nota igual ou superior a três, o que é considerado muito bom e garante o recredenciamento de todos os cursos para 2013″.
O gestor enfatiza a necessidade de atividades integradas entre as coordenações, os centros e a administração superior, além do investimento em capacitação dos docentes e o incentivo à prática da pesquisas. ”Estamos planejando e desenvolvendo ações tendo em vista incentivar as pesquisas que irão impulsionar o crescimento da instituição”, conclui.
Piaui