Começou nesta quinta-feira, 29, o 1º Encontro dos Conselhos Municipais de Educação da região Nordeste que é promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e o Ministério da Educação (MEC). Na pauta do encontro, que vai até sexta-feira, 30, está o papel dos Conselhos e a necessidade de fortalecimento dos Conselhos Municipais. O evento se realiza no auditório do Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação - Instituto de Educação Antonino Freire (Ieaf).
O assessor do MEC, Genuíno Bordignon, explica que a meta é trabalhar por uma educação democrática libertadora e cidadã. Ele destacou a importância dos municípios assumirem sua autonomia no contexto do sistema educacional. "Queremos uma escola e profissionais que olhem para o aluno não como objeto a ser modelado, mas como sujeito", diz Bordignon.
De acordo com o representante do MEC, o Sistema Nacional de Educação e os Conselhos Municipais de Educação estão entre os grandes eixos nacionais do foco de discussão nessa área, assim como a gestão democrática, o controle social e a participação cidadã.
Segundo a presidente nacional da Uncem, Maria Ieda Nogueira, o fortalecimento dos conselhos municipais também tem um papel importante na prevenção da evasão nas escolas. “A evasão é reflexo da falta de motivação no sistema municipal", analisa. Ela alertou que o fortalecimento dos conselhos municipais precisa ser feito de forma coesa com as secretarias de educação tanto do ponto de vista do apoio político quanto material.
Durante abertura do encontro, a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI) lançou o desafio de que todos os representantes dos estados e municípios saiam do encontro, com o compromisso de conclamar os municípios que ainda não têm seu sistema, seu conselho, para que instalem. "Trabalhar sem a instalação do conselho é atuar como uma perna manca", explica.
Além do Piauí, participam representantes dos estados de Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão.
Seduc