A 7° Olimpíada do Conhecimento, maior evento de educação profissional das Américas, colocará em disputa mais de 600 estudantes de todo o país entre os dias 14 e 17 de novembro, no Anhembi, em São Paulo. A abertura oficial acontecerá no dia 12 de novembro, a partir das 15:00h, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri, região Metropolitana da capital paulista.
Durante quatro dias, os alunos das escolas do SENAI competirão em 54 ocupações e serão avaliados não apenas pelo tempo de conclusão das provas, mas, sobretudo, pela qualidade do trabalho desenvolvido. Além da Olimpíada, acontecerá, simultaneamente, o WorldSkills Americas. Serão 216 jovens, representados por 24 países das Américas, em uma competição que simula o evento Internacional, o WorldSkills International. Já o Campeonato Mundial de Jovens Confeiteiros reunirá 14 participantes, que demonstrarão suas habilidades na cozinha, exibindo técnicas, tendências e produtos. As provas têm duração de 16 horas e serão realizadas nos dias 14, 15 e 16.
Quem gosta de robôs e tecnologia, poderá conferir de perto o Torneio de Robótica. Durante a Olimpíada, acontecerá uma das seletivas estaduais para o 4° Torneio SESI-SP de Robótica, modalidade FIRST® LEGO® League – FLL. As competições serão entre os dias 14, 15 e 16, das 10h às 17h e, a final, no dia 16, a partir das 14h50.
No mesmo estande, oito times do ensino médio do SESI-SP criarão dois robôs autônomos (um goleiro e um atacante) para participar do Futebol de Robôs. As competições começam às 9h40 do dia 14 e seguem até as 12h20. No dia seguinte, a manhã será livre para treinos. As partidas começam ao meio dia. As finais e a premiação serão no dia 16, a partir das 13h30.
Ainda no Torneio de Robótica, um robô irá simular o comportamento de um bombeiro no resgate de vítimas de incêndio, no Desafio de Resgate. As competições entre os 10 times do SESI-SP começam às 10h do dia 14. No dia 15, os treinos serão na parte da manhã e, as provas, a partir do meio dia. Um desafio surpresa apimentará o desafio no período da tarde e, logo depois, será feita a premiação.
Mas, engana-se quem acredita que a Olimpíada do Conhecimento será regada apenas de provas e competições. Tendo como principal objetivo o estímulo ao conhecimento unido às tecnologias, o evento terá palestras e exposições que aumentam a visitação e quantidade de atividades educativas. O espaço Inova SENAI, por exemplo, apresentará 50 projetos inovadores com soluções para indústrias.
Desenvolvida por alunos, técnicos e professores, a exposição contará com soluções para manejo de resíduos, automação para aumentar a acessibilidade de pessoas com deficiência, uso de materiais recicláveis na construção civil e novos produtos alimentícios e cosméticos. Aos interessados, o espaço funcionará nos dias 14, 15 e 16, das 9h às 18h.
O estande Educação para o Futuro vai mostrar um trem cenográfico e propor ao visitante uma viagem pela história da educação profissional. Computação gráfica, animação, edição de vídeos históricos e montagens fotográficas levarão o participante para uma aventura de conhecimento da década de 1940 até o futuro. A visitação estará aberta entre os dias 14 e 17, das 9h às 18h.
Já a Indústria do Futuro vai apresentar ao público uma mostra com as tecnologias utilizadas nos cinco estágios de um produto industrial: desenvolvimento, prototipagem, linha de produção, robótica e metrologia. A exposição estará disponível aos interessados também entre os dias 14 e 17, das 9h às 18h.
Por fim, quem quiser aproveitar o momento e se atualizar sobre novas metodologias educacionais, como realidade aumentada e simuladora, o espaço Cyber SENAI contará, ainda, com cinco palestras e apresentação musical.
● Biografia de Jorge Amado e imagem do Brasil na obra de Jorge Amado, dia 14, às 15h30
● Como a robótica mudou a minha vida, dia 15, às 16h
● Projeto Nanomundo, dia 16, às 11h
● Os cinco sentidos na gastronomia, dia 16, às 14h30
● Geração Y: os leitores do futuro, dia 17, às 11h
● Apresentação cultural com músicos da Orquestra Filarmônica SENAI-SP, dia 17, às 16h
G1