Além dos professores federais, os técnicos administrativos também estão em greve no Instituto Federal do Piauí (IFPI). No dia 15 de junho foi realizada uma assembleia com a categoria administrativa para decidir sobre a adesão ao movimento, pois na escola já havia um pensamento de aderir a greve, foi o que informou o servidor do IFPI campus Floriano, Audir Rodrigues (foto).
Segundo o servidor, o Instituto não está parado totalmente, no setor administrativo por força de lei, tem que funcionar 30% dos serviços e é o que está ocorrendo. O horário de funcionamento é de 8:00 as 10:20h, após esse horário não está havendo atendimento exceto, os que são inadiáveis como determina a Legislação.
De acordo com Audir, o que chegou até agora para eles, sobre a greve dos professores, foi a informação de que haverá ainda nessa semana no Ministério do Planejamento em Brasília uma reunião com representantes da categoria e do governo. Frisou ele, “há uma expectativa de que o governo apresente essa semana, uma proposta de reestruturação da carreira dos professores”.
Em relação ao administrativo, o que se sabe através do Sindicato Nacional, disse ele, é de que o governo mantém a data de 31 de julho para apresentação de qualquer proposta. Enquanto isso a greve continua.
Da redação