Os cuidados com a saúde de mulheres grávidas devem ser maiores para garantir a segurança tanto da mãe, quanto do bebê, para isso são usadas diversas técnicas e cuidados, dentre eles a atividade física faz parte desses cuidados, no entanto, a prática de exercícios por gestantes gera uma série de dúvidas.
A depender das condições da gravidez, podem ser necessários alguns cuidados especiais com a mãe durante a prática de exercícios, por isso, em todo tipo de atividade física é fundamental contar com o apoio de um profissional para instruir da melhor maneira.
Por exemplo, quando se pratica agachamentos é necessário considerar também o peso do bebê, pois ele será somado ao da mãe, o que gera uma carga a mais e que pode prejudicar as articulações da mulher e aumentar o risco de descolamento da placenta.
Outro exemplo de como exercícios físicos feitos de forma errada podem prejudicar a saúde da gestante é em relação às atividades aeróbicas, que aumentam a frequência cardíaca, o que afeta o cordão umbilical e pode prejudicar o feto. O indicado é que os batimentos cardíacos da gestante se mantenham abaixo de 120 batimentos por minuto, caso exceda isso constantemente a pressão abdominal pode ser alterada. Quais exercícios são indicados para gestantes?
Os exercícios que podem ser praticados por gestantes variam caso a caso, mas geralmente são indicados exercícios que fortalecam o abdômen e a pelve para amenizar o peso na gestação, também são comumente indicados alongamentos, ioga e pilates.
Ao contrário do que muitos pensam, até mesmo alguns exercícios de musculação podem ser feitos por gestantes, a depender do estado e necessidade.
Mesmo sendo exercícios mais leves e especialmente pensados para gestantes, é importante contar com o acompanhamento de um profissional para adaptar os treinos de acordo com as necessidades de cada mãe.
3 min de leitura R7
Foto: Reprodução/ FetalMed