• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

lentecontUsar lentes de contato pode aumentar o risco de contágio pelo novo coronavírus, que causa a covid-19. Isso acontece porque as pessoas costumam manusear com frequência as lentes e as mãos são um veículo de contaminação para doenças infecciosas.

"A gente está orientando que as pessoas prefiram usar os óculos. Mas pacientes com algumas doenças que atingem a córnea ou com um grau muito elevado precisam, necessariamente, da lente de contato", afirma a oftalmologista Ione Alexim, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Antes de manipular as lentes, a primeira coisa a se fazer é lavar as mãos. "É essencial manter a higienização, respeitar o tempo de descarte, que pode ser mensal ou anual, e o número de horas de utilização prescrito por dia. O período máximo é de 8 horas", ressalta o médico.

Risco de queimadura química
A especialista alerta para o risco de passar álcool em gel para as lentes acidentalmente, pois o produto pode causar queimadura química ao entrar em contato com as córneas.

"Às vezes, sem querer, a pessoa higienizou as mãos com álcool e depois pegou a lente", exemplifica. "É preciso ter atenção. Em caso de qualquer acidente, a orientação é lavar os olhos com água limpa abundante e procurar imediatamente um oftalmologista", orienta Alexim.

A higienização das lentes deve ser feita com solução específica multiuso, que é encontrada em farmácias. A limpeza deve ser feita três vezes ao dia, com fricção por 30 segundos, no mínimo.

Também é importante higienizar corretamente o estojo. Para isso, deve ser utilizado sabão neutro líquido e água. "A lente sempre deve ser guardada no estojo, que precisa estar preenchido com a solução específica", afirma.

Limpeza dos óculos
A mistura de sabão neutro líquido e água também é recomendada para limpar as lentes de óculos, que deve secar ao ar livre. "O paninho [que vem na caixa] pode ser veículo de contaminação. Então, ele não deve ser usado para isso", alerta Ione.

O hábito de secar os óculos com as roupas também oferece risco de contágio por vírus e, além disso, pode arranhar as lentes. "Se não puder secar naturalmente, o ideal é usar lenço de papel descartável apropriado para a limpeza de óculos, que é vendido em farmácias", aconselha a especialista.

 

R7

Foto: Pixabay