• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), no início da noite desta segunda-feira, 11, mais quatro pessoas tiveram morte confirmada por Covid-19 no Piauí, As vítimas são de Teresina, Rio Grande, Picos e Água Branca. O total de óbitos chegou a 49.

A vítima de Teresina é uma mulher de 48 anos, sem comorbidades - nenhuma condição a colocava em grupo de risco para o novo coronavírus.

Outra paciente do sexo feminino era de Rio Grande do Piauí. Com 77 anos de idade, ela tinha problemas cardíacos.

Foi confirmada também a terceira morte de Picos: um homem de 51 anos, sem doenças relacionadas.

Um idoso de 87 anos, com problemas cardíacos, foi a primeira vítima do município de Água Branca.

Agora são 49 mortes de pacientes com a Covid-19 no Piauí. Os casos são de: Teresina (23), Parnaíba (3), Picos (3), Piracuruca (2), Água Branca, Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Bom Princípio do Piauí, Baixa Grande do Ribeiro, Cocal, Colônia do Gurgueia, Júlio Borges, Itaueira, Ilha Grande, Luzilândia, Monsenhor Hipólito, Pedro II, Valença, Rio Grande do Piauí, Santa Luz, São Francisco do Piauí e São José do Divino (1).

Novo recorde

O boletim desta segunda-feira confirmou 111 novos casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Piauí - o recorde anterior era de 102 testes positivos em um único dia, marca atingida por duas vezes na semana passada.

Entre os novos casos, há um bebê de apenas 3 meses. O paciente mais velho tem 87 anos.

A maioria dos novos testes positivos foi do sexo feminino - 62 contra 49 do sexo masculino.

Casos nos municípios

Com os primeiros pacientes de Dom Expedito Lopes e Vera Mendes, o Piauí chegou a 91 municípios com casos confirmados, mais de 40% do total.

Apesar disso, o governador Wellington Dias, em pronunciamento ao vivo pela internet nesta segunda-feira, afirmou acreditar que o coronavírus já está em todos os 224 municípios, o que não seria comprovado pela falta de testagem suficiente para toda a população.

O total de casos em todo o Piauí é 1.443. Pesquisa recente feita pelo instituto Amostragem estima que o número real seja de 17 mil.

Situação hospitalar

Pela primeira vez, o Piauí ultrapassou a marca de 300 pacientes internados nos leitos destinados ao tratamento da Covid-19 - para suspeitos ou casos confirmados.

São 318 leitos ocupados, sendo 211 leitos clínicos, três de estabilização e 104 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A ocupação das UTIs chegou a 47,3%, mesmo com a adição de mais 10 leitos, nesta segunda-feira. Wellington Dias anunciou que o limite para adoção de medidas restritivas de bloqueio total (lockdown, no termo em inglês) é de 50%.

O total de altas médicas subiu para 241. A recuperação de muitos pacientes é lenta. Com o aumento do número de casos, a ocupação dos leitos cresce em velocidade maior que o de altas.

boltcovid

cv