• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

obesidNo Brasil, mais da metade da população tem excesso de peso e mais de 41 milhões de pessoas sofrem com a obesidade. Segundo o endocrinologista João Salles, a obesidade é a segunda causa de morte evitável, perdendo só para o cigarro.

Além disso, a doença é um fator de risco importante para o câncer de mama e para outras doenças, como hipertensão arterial, diabetes, AVC e infarto.

A obesidade é uma doença multifatorial e precisa ser tratada em vários aspectos, principalmente o emocional. O preconceito, o estigma social, é um grande problema para o obeso por causa do julgamento. A compulsão alimentar e a obesidade são doenças que podem (ou não) estar associadas.

Fatores que levam à obesidade:

Consumir mais do que se gasta;
Sedentarismo;
Alimentos calóricos disponíveis e em grande quantidade;
Genética;
Mecanismos metabólicos: quando a gente emagrece, a fome aumenta e o gasto energético diminui;
Sono ruim;
Remédios.
Mas como emagrecer? O primeiro passo é procurar um profissional de saúde e não ter vergonha de falar das dificuldades para emagrecer. O médico precisa prescrever uma estratégia de emagrecimento de acordo com o caso. O tratamento pode ser mudança na alimentação, exercício físico e em alguns casos uso de medicamentos e cirurgia. As chamadas receitas milagrosas não dão certo e podem causar prejuízos para a saúde.

 

G1