• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Cientistas estão investigando o aumento de casos de câncer de estômago em jovens, enquanto os diagnósticos em pessoas mais velhas diminuem. Entre indivíduos com menos de 50 anos, os casos têm aumentado 2% ao ano, e metade é diagnosticada em estágio avançado, com apenas 4% de chance de sobrevivência.

cancerestomago

O Daily Mail cita Jessica Sheth Bhutada, oncologista pediátrica do Hospital Infantil de Los Angeles, que observou esse aumento e afirmou que ainda não há uma explicação clara. No entanto, algumas possíveis causas incluem mudanças na alimentação, uso de antibióticos e alterações no microbioma intestinal.

Atualmente, Bhutada está conduzindo um estudo mais detalhado para entender melhor esses fatores, especialmente o papel da bactéria H. pylori (Helicobacter pylori), que pode causar úlceras e está presente no estômago de cerca de 40% da população mundial. Embora seja tratável com antibióticos, em pessoas mais velhas, infecções prolongadas por H. pylori já foram associadas ao desenvolvimento de câncer de estômago, principalmente quando combinadas com hábitos como fumar e uma dieta inadequada.

Países como a China, que possuem estratégias para testar e tratar a H. pylori, conseguiram reduzir os casos de câncer de estômago. No entanto, Bhutada alerta que ainda não se sabe até que ponto a infecção por H. pylori contribui para o desenvolvimento de câncer em adultos jovens e se as mesmas estratégias de prevenção utilizadas em pessoas mais velhas seriam eficazes para essa faixa etária.

R7

Foto: Reprodução/Record News