A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lançou, nesta quinta-feira (03), a campanha Outubro Rosa de 2019 " Um toque pode mudar sua vida". Ações serão realizadas nas regionais de saúde do Piauí e nas Unidades Básicas de Saúde.
“Hoje a Sesapi marca o início do calendário das atividades de mobilização do enfrentamento ao câncer de mama no estado, que tem como foco a prevenção. As estatísticas comprovam que quanto mais precoce esse diagnóstico ocorrer, maiores são as chances de cura. Por isso vamos trabalhar direto com a Atenção Básica,”, explica a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.
Durante o lançamento da campanha, profissionais das Regionais de Saúde e da Sesapi puderam contar com a palestra do médico mastologista Breno Pontes, que alertou sobre os cuidados para evitar e os tratamentos da doença.
“Câncer de mama é a segunda patologia que mais mata mulheres no mundo. E para se prevenir é necessário que as mulheres realizem os exames de ultrassom mamária e mamografia anualmente, tanto na atenção básica como com os médicos especialistas”, lembra o especialista.
O Piauí apresentou 600 novos casos da doença entre 2018 e 2019. No ano passado, foram registrados 504 casos novos e 157 óbitos, já em 2019 foram 202 novos casos já registrados até agora.
“Se durante o autoexame a paciente suspeitou de algum nódulo ou alteração na mama, é de fundamental importância que procure um serviço de saúde, onde vai ser avaliada e se necessário será encaminhada para o serviço especializado. Temos sempre que lembrar que quanto antes tratar maiores são as chances de cura”, enfatiza Breno Pontes.
Só no ano passado, o Piauí realizou 58.419 mamografias, principal exame para prevenir o câncer de mama. O estado conta com 55 mamógrafos, distribuídos em 17 municípios. Cada equipamento possui a capacidade de realizar até 5.069 mamografias por ano.
Sesapi