• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

salPressão alta e hipertensão são a mesma coisa? Sim. Pressão alta e hipertensão fazem referência à mesma doença. Hipertensão arterial é o termo médico que se usa à alta pressão que exerce o coração para o sangue para passar pelas artérias. 

Hipertensão é sempre hereditária? A maioria dos casos de hipertensão está ligada à hereditariedade. Embora a hipertensão esteja ligada a fatores genéticos, ela também é influenciada por questões ambientais, como sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de sal e bebidas alcoólicas – os chamados fatores de riscos. Pessoas que não têm influência genética, mas estão associadas a tais fatores, também podem desencadear um quadro de hipertensão.

Hipertensão é considerada uma doença? Sim. A hipertensão é uma doença. Como existe um componente genético, na maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada de acordo com a mudança do estilo de vida, como prática de exercícios regulares, hábitos alimentares saudáveis, entre outros. E, também, com o tratamento médico adequado, quando o controle da pressão não é atingido apenas pela mudança de hábitos.  

Pessoas hipertensas têm que cortar o sal? Embora exista uma relação entre a hipertensão e o excesso do consumo de sal, não é necessária a retirada completa do sal da alimentação. No entanto, não se recomenda adicionar sal à comida, pois os alimentos, como carnes e frutas, já contêm uma quantidade de sal adequada em sua composição fisiológica. O ideal é que o consumo seja de 5g de sal por dia. 

A principal causa do AVC (acidente vascular cerebral) é a hipertensão? Sim. Cerca de 80% dos AVCs estão relacionados à hipertensão arterial, podendo causar diferentes tipos de AVC isquêmico (obstrução completa de um vaso cerebral) e o AVC hemorrágico (ruptura de um vaso cerebral, ocasionando a inundação de sangue em parte do cérebro). Valores elevados de pressão arterial resultam no aparecimento de lesões em vários órgãos e, mesmo com o avanço de tratamentos para o AVC, o que tem se mostrado mais eficaz e prioritário é o controle da pressão arterial.

Pessoas hipertensas devem evitar emoções fortes? Sim. O estresse exagerado pode elevar a pressão bruscamente, o que pode ser uma complicação para pessoas hipertensas. Desta forma, recomenda-se que procurem evitar situações de estresse na vida cotidiana, a fim de evitar sucessivas elevações da pressão arterial. 

A hipertensão pode ser evitada? Embora não seja possível alterar questões genéticas, questões referentes aos hábitos podem ser controladas, como evitar o tabagismo, praticar atividades físicas, evitar o consumo excessivo de álcool, controle o peso, evitando a obesidade, manter hábitos alimentares saudáveis, evitando ao máximo o sal, e fazer acompanhamento médico regular.

É verdade que o pico da pressão alta acontece de madrugada? Sim. A pressão pode se elevar durante às madrugadas, particularmente, se os medicamentos que os pacientes estiverem utilizando não tiverem uma ação redutora de pressão durante 24h.     

O que é mais perigoso para a saúde: pressão alta ou pressão baixa? Somente a pressão alta está associada ao risco de complicações cardiovasculares, que são infarto, AVC, insuficiência renal e aneurisma. Embora a pressão baixa possa trazer alguns sintomas, não há relação alguma com as doença cardiovasculares.

 

r7

Foto: Pixabay