Em decisão expedida na sexta-feira (9), pelo juiz Agliberto Gomes Machado, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) ordenou a retirada de matéria jornalística de um portal e de publicação em rede social feita pelo candidato a governador Rafael Fonteles (PT), no qual divulga dados falsos em pesquisas de intenção de voto.
A ação ingressada pelo diretório do partido Progressistas, aponta que o portal de notícias ‘El Piauí’ divulgou a pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem desvirtuando o resultado e alegando que Rafael Fonteles estaria vencendo em todos os municípios governados por prefeitos Progressistas, tais como Picos, Floriano, Pio IX, Valença, Campo Maior, São Raimundo Nonato e Bertolínia.
O veículo de comunicação alega que não houve divulgação de fake News, pois outros sites divulgaram o conteúdo e que o próprio candidato Rafael Fonteles, publicou os dados em seu Instagram.
O Progressistas ressalta que o portal teria divulgado informações falsas sobre dados de pesquisa eleitoral, pois o estatístico responsável, João Batista Mendes Teles, afirmou que “estes números não existem para as cidades mencionadas e sim para a microrregião do IBGE que é um critério territorial do plano amostral do Instituto” e que “o instituto Amostragem Teresina não fornece resultados para as cidades pesquisadas nas suas pesquisas estaduais. Além do mais há números errados e a matéria não esclarece que se trata de votos válidos”.
Em decisão final, a Justiça Eleitoral em consonância com o MPE, ordenou a remoção do conteúdo do portal de notícias e da postagem feita pelo candidato Rafael Fonteles em suas redes sociais.