Há informaçao de que o Ministério da Segurança Pública, recém criado pelo presidente Michel Temer, irá adotar aplicativo do Serviço de Inteligência de combate ao crime organizado, desenvolvido pelo Governo do Piauí.
O aplicativo já tinha sido apresentado ao Ministério da Justiça e agora com a criação do novo órgão vai ser usado nacionalmente.
Na manhã deste sábado, 3, o aplicativo foi apresentado pelo secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, durante a reunião que o governador Wellington Dias promoveu no escritório de sua residência com ele, o secretário de Justiça Daniel Oliveira; o comandante da Polícia Militar coronel Carlos Augusto e delegado geral da Polícia Civil Riedel Batista.
Fabio Abreu afirmou que o aplicativo foi desenvolvido pelo governo com a Secretaria de Segurança Pública e não pode dar mais detalhes porque os dados de operação é sigilosa. Ele informou que na reunião com o governador também foi discutida a deflagração de uma operação de 90 dias com as polícias e Secretaria de Segurança de nove estados nordestinos para o combate ao crime especialmente assalto a bancos, tráfico de drogas e homicídios.
O secretário acrescentou que o aplicativo e os detalhes da operação em todo Nordeste serão apresentados na reunião dos governadores dos estados do Nordeste marcada para acontecer na terça-feira, em Teresina. Antes, porém, acontece reunião dos secretários estaduais de segurança pública do Nordeste, na segunda-feira, na sede da OAB.
Fábio informou que a operação de 90 dias em toda região Nordeste de combate ao crime segue o modelo da operação ‘Polícia 24 Horas’ que havia sido decretada no Piauí e em outros estados. Com ela será possível policiais do Piauí e de outros estados atuarem de forma conjunta nas divisas para executar mandados de prisão e fazer trabalhos de combate ao crime organizado.