O Projeto “Saúde em Movimento” visitou nessa sexta-feira (02) a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, levando palestra acerca da hanseníase e informações sobre a prevenção de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti e redução do uso de drogas. O projeto que é realizado através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Coordenação de Combate à Hanseníase e Estratégia de Saúde da Família, contou com a participação dos pais dos alunos atendidos pela APAE.
Segundo Thais Trajano, coordenadora de Combate à Hanseníase, toda sexta-feira o projeto alcança um bairro, que se transforma em ponto de apoio para a ação, e a partir daí a equipe trabalha a conscientização da população, que é motivada a comparecer a uma roda de conversa pelos agentes de endemias do município. Na próxima semana a ação será realizada no Conjunto Filadelfo Freire de Castro, bairro Meladão.
Os sintomas da hanseníase vão desde manchas na pele à diminuição da sensibilidade, com tratamento adequado é possível combater a doença que tem cura. Trajano afirma que o paciente com suspeita de hanseníase deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima para receber as informações e tratamento necessários.
secom