Vence nesta terça-feira, 31, o prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2012 para veículos com placas de final 1. O contribuinte pode optar pelo recolhimento integral com desconto de 15% ou parcelado (em até três vezes), mas sem desconto.
No caso da opção pelo parcelamento, a primeira cota deverá ser quitada até dia 31 de janeiro. Após o dia, o IPVA deverá ser pago integral com correção monetária, juros e multas.
O documento de arrecadação, com o valor para pagamento do imposto, pode ser emitido pelo próprio contribuinte no portal do Departamento Estadual de Trânsito (http://www.detran.pi.gov.br), no menu licenciamento (lateral direita da página). O pagamento pode ser realizado na rede bancária autorizada mediante apresentação de boleto. Há arrecadadores autorizados (Pag-Contas, Tudo de Banco e Banco do Brasil) onde o pagamento é realizado apenas com o número do Renavam informado pelo contribuinte.
São Imunes do imposto os entes determinados pela Constituição Federal: Órgãos da Administração direta, autarquias, partidos políticos, templos. São isentos os deficientes físicos, os portadores de moléstia grave, os veículos cadastrados na categoria aluguel (táxi, mototáxi e demais veículos de frete).
Sefaz