• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O reservatório de Usina de Boa Esperança, no município de Guadalupe, opera com 81,1% da sua capacidade com vazão afluente (vazão que chega através de seus afluentes) de 570 m3/s e defluência (vazão liberada pela barragem) de 340 m3/s.

 

 

A porcentagem de 81.1% é resultado do período chuvoso na Bacia do Parnaíba, entre os meses de novembro de 2013 a abril de 2014, quando aumentam as ocorrências de chuva no Piauí. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) também afirmou que o período úmido poderá se prolongar até o final do próximo mês.

 

Apesar os elevados índices pluviométricos no mês de dezembro do ano passado, os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano não se comportaram da mesma forma, resultando em índices abaixo da média, condição mantida até a primeira semana do mês de abril.

 

Informações divulgadas pelo CPTEC/INPE alertam que a previsão climática para o trimestre abril a junho de 2014 indicou, para a Região Nordeste, uma maior probabilidade de chuvas para o centro-norte do Piauí.

 

Comportas Fechadas

 

A usina também possui seis comportas no seu sistema extravasor, sendo que todas as comportas estão fechadas porque, como toda  a vazão defluente do reservatório está sendo turbinada, não é necessária a utilização desse sistema. A barragem de Boa Esperança faz parte do Sistema Interligado Nacional – SIN, sendo sua política de operação coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS. Atualmente, a usina é composta de quatro unidades geradoras com potência instalada total de 236 MW.

 

G1