• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Cerca de 50 policiais militares e piauienses da Força Nacional vão trabalhar na segurança da Copa do Mundo. A informação é do Comando Geral da Polícia Militar. Os policiais serão deslocados para Fortaleza, capital do Ceará, durante os dias da Copa. O pedido de apoio veio da polícia cearense que foi atendido prontamente pela piauiense. O grupo que vai representar o Piauí no evento é o da Cavalaria de Choque.

 

 

Um curso de capacitação já está sendo realizado em Teresina, nesta quinta-feira, 20. O objetivo do curso é treinar os policiais para situações de emergência e risco de conflito. O treino é totalmente voltado para segurança de grandes eventos. “O foco é preparar o militar para eventos de grande porte, estamos trabalhando com gerenciamento de crises, tiro defensivo, defesa pessoal e até o lado psicológico do militar em situação de risco”, explicou o capitão Jamson Lima.

 

Ao todo, 30 policiais entre oficiais e praças participam do treinamento especial que envolve operações conjuntas com tropas de cinotecnia (canil), operações com agentes químicos e planejamento de operações para a manutenção da ordem pública. O curso vai até o dia 28 de fevereiro.

 

 

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Gerardo Rebelo, já existia um planejamento para o apoio militar no evento por este ser coordenado pela Secretaria Nacional da Segurança Pública e pelo Ministério da Justiça. “É um evento nacional e de grande porte, como é coordenado pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública foi solicitada a nossa colaboração que foi prontamente atendida. Os policiais piauienses da Força Nacional ainda não têm local definido, podem atuar em qualquer cidade sede, já os policiais da cavalaria seguem para Fortaleza”, explica.

 

govpi