• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

barragemDevido ao longo período de seca, que já dura 3 anos, a Ana (Agência Nacional das Águas) e o DNOCS (Departamento Nacional das Obras Contra a Seca) vão se reunir no dia 5 de novembro para iniciar pela Barragem de Bocaina-PI, um sistema de rodízio para o uso das águas das barragens em todo o Nordeste.

 

Segundo José Carvalho Rufino, diretor regional do DNOCS no Piauí, o rodízio no uso das águas da barragem de Bocaina significa que um dia uma parte da população tem direito ao uso de suas águas; no outro dia, outra parte dos habitantes terão acesso à água; e no terceiro dia os outros moradores das cidades da região atendidas pela barragem serão beneficiadas com o liquido.

 

José Carvalho informou também que o rodízio será dividido em três trechos, sendo: de Bocaina a Sussuapara; de Sussuapara a Picos e de Picos a até o Guaribas entrar no Rio Itaim, sendo que cada trecho usará a água por um dia.

 

Em relação à fiscalização, o diretor conta todas as bombas que estão no leito do Guaribas foram mapeadas o que facilitará a fiscalização e se forem flagradas captando água irregularmente serão multadas.

 

Na oportunidade também será apresentado na reunião um relatório que a ANA fez sobre o monitoramento do reservatório de Bocaina.

 

De acordo com o diretor, com base neste relatório que a Agência Nacional de Água repassou, o Dnocs quer adotar procedimentos que permitam a fiscalização melhor do uso da água na Barragem de Bocaina.

 

 

Com informações do riachaonet.com