• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

estradapalmeirasA cidade de Palmeira do Piauí, localizada nos cerrados piauienses, a 600 km da capital, está isolada desde a última sexta-feira, 11. Um caminhão que transportava adubo tentou cruzar a ponte com armação de metal que passa sobre o rio Gurgueia, mas a estrutura não suportou o peso de aproximadamente 40 toneladas e cedeu, deixando o município sem a ligação.

 

O prefeito João Martins da Luz, o Diouro, explica que havia uma placa informando que o peso máximo suportado pela ponte era de 16 toneladas. “Essa ponte tem oitenta metros e é muito importante para toda a região do cerrado. Acredito que tenha sido erro humano porque há uma placa avisando. Já improvisamos uma passagem molhada por dentro do rio, mas quando as chuvas começarem, vamos ficar ilhados. Precisamos de ajuda para reconstruir porque nem com toda a verba municipal durante seis meses conseguiremos fazer isso sozinho”, descreve.

 

O secretário municipal de Fazenda, Sebastião Pinheiro explica que a cidade tem pouco mais de cinco mil habitantes e a ponte ligava vários municípios à região de Uruçuí. “Creio que o motorista não conhecia a região porque existia um caminho de vinte quilômetros para ir até a cidade e ele foi tentar um que dava a volta de 200 quilômetros. A ponte é essencial para o trânsito das fazendas produtoras de soja. Ontem havia uma fila de mais de cem veículos de cada lado”, descreve.

 

 

Segundo Pinheiro a ponte custou inicialmente R$ 6 milhões e serão necessários pelo menos mais R$ 4 milhões para recuperá-la. “Precisamos reconstruí-la o quanto antes”, explica, temendo o início do período chuvoso na região que inicia no final do ano.

 

 

Cidadeverde