• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Programa Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede.

 

 

Uma outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. No Piauí foram contempladas diversas cidades: Canto do Buriti, Coronel José Dias, Curimatá, Joca Marques, Júlio Borges, Luís Correia, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Oeiras, Pedro II, Ribeira do Piauí, São João da Fronteira, Sebastião Barros, Socorro do Piauí e Várzea Branca.

 

O senador Wellington Dias comemora mais essa conquista que teve apoio de toda a bancada federal do Piauí e parabeniza os municípios ora contemplados com a apresentação de projetos consistentes. Dias lembra ainda que os outros municípios que não cumpriram os critérios adotados nessa etapa poderão entrar numa nova etapa. “A população está no século XXI, na era digital, e os serviços públicos, em geral, estão no século XIX ou, no máximo, no século XX. Apoio com entusiasmos e quero apoiar projetos como esses”, destaca.

 

Em 2012, o Ministério das Comunicações selecionou 80 municípios para a fase piloto do projeto, contemplando três cidades piauienses – Inhuma, Regeneração e São José do Divino. Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o que assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento de 2013.

 

As cidades selecionadas estão dentro dos critérios estabelecidos pela Portaria nº 13, de 1º de fevereiro de 2013 do Ministério das Comunicações.

 

acessepiaui