A Caixa Econômica Federal (CEF) admitiu que alguns pagamentos do programa Bolsa-Família foram liberados, excepcionalmente, no fim de semana. A medida foi adotada para evitar um tumulto maior nas agências da Caixa, que ficaram lotadas após boatos envolvendo o benefício.
De acordo com o superintendente da Caixa no Piauí, Emanuel Veloso, a liberação foi necessária diante da confusão causada pelos rumores. “A Caixa quando viu esse movimento todo, resolveu abrir esse calendário para evitar um tumulto maior”, explica Veloso.
Ele ressaltou que o dinheiro liberado corresponde a um adiantamento, de modo que os beneficiários que conseguiram sacar os valores só terão direito ao novo pagamento na segunda quinzena de junho.
O calendário normal será retomado nesta segunda-feira, 20. A Caixa Econômica Federal estipula que cerca de um 1 milhão de famílias tiveram os benefícios pagos no final de semana, mas o levantamento exato será concluído no final do dia de hoje.
No último final de semana disseminou-se uma falsa informação de que o programa Bolsa Família seria suspenso ou estaria pagando um bônus referente ao Dia das Mães. O boato levou milhões de pessoas a agências bancárias de todo o Brasil, o que causou tumulto e revolta aos usuários.
Agências do Piauí ficaram completamente lotadas e algumas foram depredadas. A polícia precisou ser acionada para conter a população.
portalodia