O governador Wilson Martins lança, nessa terça-feira, 7, o programa Mais Viver Semiárido, que visa ao combate à pobreza através da inclusão produtiva. Ao todo, 89 municípios serão beneficiados com o programa, que conta com R$80 milhões oriundos do Tesouro Estadual e de financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA - ligado à Organização das Nações Unidas). A solenidade será realizada às 11:30h, no Palácio de Karnak.
As ações a serem executadas através do Mais Viver Semiárido convergem com as diretrizes do Mais Viver e do Brasil Sem Miséria, programas estadual e federal de erradicação da pobreza.
Serão implantados projetos nas áreas de educação contextualizada com a realidade do campo, extensão rural e geração de emprego e renda. Serão realizadas, por exemplo, ações voltadas para a melhoria da produtividade da agricultura familiar.
"O Piauí é hoje referência no combate à extrema pobreza. Com esse programa, vamos fortalecer a inclusão produtiva do agricultor familiar, que poderá viver com dignidade na sua terra", afirma o governador Wilson Martins. A parceria com o FIDA foi firmada durante viagem oficial do governador à Itália, em abril.
O Mais Viver Semiárido será executado em 89 municípios nos territórios de desenvolvimento Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Sambito e Serra da Capivara.
As ações serão desenvolvidas pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR) e pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Inclusão
O Piauí é o estado com maior índice de pessoas retiradas da extrema pobreza: em 2000, 42% da sua população era extremamente pobre, em 2012, 7%.
govpi