• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Foi aprovada hoje, 23, pelos deputados membros da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) a constitucionalidade do Indicativo de Lei da deputada Flora Izabel (PT) que altera a redação do artigo 5º da lei nº 4.254, de 27 de dezembro de 1988, que disciplina a cobrança de taxas da renovação da carteira de habilitação dos motoristas do serviço público do Piauí. A proposta da deputada Flora te por objetivo dar gratuidade aos motoristas profissionais do serviço público para a taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

A justificativa da deputada prevê que o projeto terá pequeno impacto financeiro já que o Estado possui 523 motoristas resultando num impacto de R$ 65 mil tendo em vista o valor da taxa de R$ 126. Além disso, a deputada afirma que o mesmo benefício já existe nos estados da Bahia, Acre, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

 

No Piauí a Lei 4.254 de 27 de dezembro de 1988 já prevê a isenção de taxas para quem exerce funções fiscais, policiais, judiciais e custódia de valores públicos, membros do Legislativo, Judiciário, Procuradoria, Magistratura, Conselheiros do Tribunal de Contas, mas que exclui os motoristas oficiais. “De todas as categorias a extinção da taxa para os motoristas oficiais é a que causaria menor impacto financeiro aos cofres públicos”, afirma Flora no seu indicativo de projeto.

365News

 

O terceiro Indicativo de Lei aprovado é do deputado Gessivaldo Isaías (PRB) que autoriza o Executivo a criar no âmbito da Procuradoria Geral de Justiça a Promotoria Especializada de Defesa Animal. O relator foi o deputado João de Deus (PT).

 

Também foi aprovado nas comissões técnicas da Alepi o Indicativo de Lei do deputado Fábio Novo (PT) que cria o programa Banda Larga Popular de Inclusão Digital no Piauí. O deputado João de Deus apresentou parecer favorável pela inconstitucionalidade da Mensagem do governador Wilson Martins que revoga a lei 6.183, de 06 de março de 2012, que dispõe sobre a vedação da inscrição do nome de consumidores nos cadastros de restrição ao crédito, por falta de pagamento de faturas de consumo oriundas da prestação de serviço público no Piauí.

365News

 

Mensagem – Aprovado nas comissões técnicas o veto parcial a Mensagem do Executivo que dispõe sobre a criação do livro de reclamações dos consumidores nos estabelecimentos de fornecimento de bens e prestação de serviços no Piauí.

 

piauinoticias.com

Alepi