• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Vai começar pelo Piauí a parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reformar Agrária (Incra) e as prefeituras municipais beneficiadas com retroescavadeiras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a recuperação e manutenção de estradas vicinais, que dão acesso a assentamentos rurais. Serão investidos R$ 1.928 milhão, atendendo uma população estimada de 1.4 mil famílias.

 

Para o superintendente do Incra no Piauí, Francisco Limma, a falta ou a precariedade da estradas vicinais internas e de acesso são entraves para o desenvolvimento sustentável das famílias assentadas nos projetos de assentamento da reforma agrária no estado. "Os convênios com as prefeituras vão garantir as condições para que a prefeitura planeje e atue de forma efetiva na recuperação das vicinais, assegurando o escoamento e a comercialização da produção, a assistência técnica e o acesso aos demais serviços públicos indispensáveis às famílias ali assentadas", explica o superintendente.

 

A previsão inicial é que se firme parceria imediata com cinco municípios que receberam os tratores, o que beneficiará 31 assentamentos localizados em Altos, Bom Jesus, Jurema, Pajeú do Piauí e Porto. Serão recuperados e ou complementados cerca de 241 quilômetros de estradas vicinais.

 

Cada uma das 25 máquinas entregues pela presidente Dilma Rousseff na semana passada, em Teresina, custou R$ 177.9 mil. Os 25 municípios contemplados com as retroescavadeiras são: Água Branca, Altos, Antônio Almeida, Aroazes, Bela Vista do Piauí, Belém do Piauí, Bom Jesus, Cajazeiras do Piauí, Caxingó, Eliseu Martins, Jurema, Lagoa do Piauí, Matias Olímpio, Monsenhor Gil, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Passagem Franca do Piauí, Pau D'Arco do Piauí, Porto, Riacho Frio, Santa Cruz do Piauí, São Félix do Piauí, São Gonçalo do Piauí, São João do Arraial e Wall Ferraz.

 

As parcerias serão viabilizadas por meio de termos de compromisso ou convênios, visando à transferência de recursos financeiros da União aos municípios para aquisição de óleo diesel e lubrificantes, assim como locação de motoniveladoras e caçambas que complementem as frotas das prefeituras.

 

 

Governodoestado