O projeto Jovens Raízes, criado pela Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, foi classificado em 3º lugar a nível nacional no projeto Vivajovem.com, uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), e conta com a parceria do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC).
O Vivajovem.com pretende articular e fomentar ações que integrem a Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens, o Plano de Enfrentamento ao Crack, Álcool e outras Drogas. Uma pesquisa feita pelo Observatório Brasileiro de Informações Sobre Drogas – OBID, em 2005, destaca o acordo com o II Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil, que a maioria das pessoas que fazem o uso de drogas no Brasil iniciam o consumo entre as faixas etárias de 17 a 23 anos.
Sendo que as drogas consumidas em idade mais precoce são o Tabaco aos 16,2 anos, o Álcool aos 17 anos e os Solventes aos 17,4 anos, ou seja, durante a juventude. Além disso, haverá também articulações nas Políticas de Redução da Morbimortalidade por Violências e Acidentes e de Promoção da Saúde e, ainda, o Plano de Enfrentamento à Mortalidade da Juventude Negra.
O projeto da coordenadoria visa capacitar jovens atuantes na atenção ao uso e abuso de drogas, na perspectiva da redução de danos, tornando-os multiplicadores do conhecimento e agentes da prevenção. A ação será realizada nos 11 Polos Raízes Sobre Drogas do Estado, que são eles: Polo de desenvolvimento da Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais, Entre Rios, Vale do Sambito, Alto Parnaíba, Vale do Rio Guaribas, Vale do Canindé, Chapada das Mangabeiras, Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Serra da Capivara.
A gestora da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, Zita Vilar, comemora a classificação. "Estamos muito contentes em saber que nosso projeto foi aprovado. Nós da coordenadoria e o Governo do Estado do Piauí iremos abraçar o projeto e capacitar os jovens envolvidos", destaca.
Ao todo, a ação atenderá 220 jovens de 10 a 29 anos, que participam de grupos organizados, como grupos comunitários, grêmios estudantis e também os inseridos em projetos sociais nos municípios, a exemplo de jovens assistidos pelo Projovem dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
O projeto Jovens Raízes terá início no primeiro semestre de 2013.
govpi