Embarcam neste sábado, 24, para uma missão no Haiti, tinta militares piauienses do Exército. Eles irão integrar o 17º Contingente Brasileiro de Missão de Paz e deverão ficar no país estrangeiro por pelo menos seis meses.
Os militares terão a função de ajudar a estabelecer a ordem social, política e econômica do Haiti, desarmar grupos guerrilheiros e rebeldes e auxiliar na promoção das eleições livres.
Na manhã desta sexta-feira, os voluntários participaram da solenidade de formação no 25° BC, após sete meses de treinamento sob o comando do tenente Anderson Costa, do 4° Pelotão de Fuzileiros de Força da Paz.
Na ocasião, os familiares aproveitaram para se despedir dos heróis piauienses. "Fico triste porque temo pelo que possa acontecer, mas fico orgulhosa pela responsabilidade que ele vai exercer", disse Maria Bezerra, uma das mães que estavam presentes, em meio a lágrimas.
Dentre os voluntários há dois militares que já participaram de missões fora do Brasil: o cabo Marcone, que teve bom desempenho na Angola e espera o mesmo êxito nesta segunda missão, e o sargento Eliandro, que esteve no Haiti em 2006 e deseja continuar contribuindo para a paz no país.
cidadeverde