Seis cidades do Piauí recebem esta semana a equipe do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, que emite gratuitamente documentos civis e trabalhistas para agricultores familiares. Os mutirões começaram nessa segunda-feira, 22, e prosseguem até sábado, 27.
A nova etapa do programa começou pela cidade de Queimada Nova, seguindo depois para Acauã, Paulistana, Betânia, Curral Novo e Caridade do Piauí. Somente este ano, foram emitidos mais de 4,6 mil documentos em 14 mutirões já realizados no estado.
Segundo o coordenador do programa no Piauí, Antônio Farias, estão sendo emitidas carteiras de identidade e de trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão de nascimento e casamento e registro junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O programa é voltado preferencialmente para as mulheres trabalhadoras do campo, mas também atende homens, jovens e crianças.
Ele adianta que nos 13 municípios onde já ocorreram os mutirões foram contempladas 1.512 mulheres no Piauí. De 2004 até hoje, foram realizados 368 mutirões no estado, que emitiram um total de 135.516 documentos.
Nesta terça-feira, 25, o mutirão acontece na cidade de Acauã até às 17 horas. Na quarta-feira, será vez de Paulistana, seguido de Betânia do Piauí, na quinta-feira, Curral Novo, na sexta-feira, Caridade do Piauí, no sábado.
governodoestado